O Tema Hoje é: Abacate

Abacate

Usado em todo o Brasil em receitas doces, o abacate também faz bonito em receitas doces e salgadas.
O abacate é uma fruta de oriegem incerta. É poosível encontrar textos que atribuem sua procedência ao México, às Antilhas ou ainda à Pérsia. Mas a versão mais aceita atualmente é a de que seja uma fruta das Américas, em vista do remoto nome ahuacat, herdado dos astecas.

Nutritivo e de fácil digestão, o abacate esbanja vitaminas (A,complexo B,C,E), mas tem gordura em excesso, graças à boa concentração de óleos naturais. Por isso, é um pecado (irresistível!) para que segue firme e forte alguma dieta (eu tento seguir, pelo menos, mas ás vezes as tentações me vencem).

Ao contrário do que se vê em outros países, no Brasil é costume saboreá-lo apenas em pratos doces, em forma de sorvetes,cremes, mousses, fatiado com limão e açúcar, e ainda em vitaminas à base de leite. Uma verdadeira injustiça com essa fruta tão versátil que combina muito bem com alimentos salgados.Prova disso é o guacamole, receita típica mexicana de pasta condimentada, geralmente servida com tortillas de milho. Fica um petisco delicioso.

Comentários

Lori disse…
que pena que não sou fã de abacate....porem sou fã do teu blog o que me deixa com uns pontos positivos,né?.....Porem suas receitas parecem deliciosas e tenho certeza de que meu irmão irá adorar pois ele é louco por abacate.......bjus Elis