quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O Tema Hoje é: Abacate

Abacate

Usado em todo o Brasil em receitas doces, o abacate também faz bonito em receitas doces e salgadas.
O abacate é uma fruta de oriegem incerta. É poosível encontrar textos que atribuem sua procedência ao México, às Antilhas ou ainda à Pérsia. Mas a versão mais aceita atualmente é a de que seja uma fruta das Américas, em vista do remoto nome ahuacat, herdado dos astecas.

Nutritivo e de fácil digestão, o abacate esbanja vitaminas (A,complexo B,C,E), mas tem gordura em excesso, graças à boa concentração de óleos naturais. Por isso, é um pecado (irresistível!) para que segue firme e forte alguma dieta (eu tento seguir, pelo menos, mas ás vezes as tentações me vencem).

Ao contrário do que se vê em outros países, no Brasil é costume saboreá-lo apenas em pratos doces, em forma de sorvetes,cremes, mousses, fatiado com limão e açúcar, e ainda em vitaminas à base de leite. Uma verdadeira injustiça com essa fruta tão versátil que combina muito bem com alimentos salgados.Prova disso é o guacamole, receita típica mexicana de pasta condimentada, geralmente servida com tortillas de milho. Fica um petisco delicioso.

Um comentário:

Lori e Elisandra disse...

que pena que não sou fã de abacate....porem sou fã do teu blog o que me deixa com uns pontos positivos,né?.....Porem suas receitas parecem deliciosas e tenho certeza de que meu irmão irá adorar pois ele é louco por abacate.......bjus Elis