Manga

Apesar da origem indiana, a manga tem no Brasil quase 500 variedades espalhadas por todo o território nacional. Além de ser deliciosa in natura, fica excelente em receitas salgadas e doces.


Fruto da Mangueira, da mesma família do cajueiro, a manga é uma fruta tropical originada da Índia. Por incrível que pareça, há quinhentas variedades no Brasil.Desde as pequenas (de 200g) até as maiores, que chegam a pesar 1 kg. Podem ser redondas, alongadas, ovais e até em formato que lembra um coração. A casca pode ser vermelha, esverdeada ou amarela. E a polpa, com ou sem fibras ( o que se chama popularmente de fiapos), tem coloração que varia do amarelo -claro ao laranja intenso. O principal nutriente da fruta é o betacaroteno ( pró-vitamina A), mas também oferece, em poucas quantidades vitamias C e do complexo B, além de sais minerais. A manga também é diurética, indicada para quem retém líquidos com facilidade.


As principais variedades:

* Haden: é grande, bem doce e sem fibras, sua casca é vermelho-amarelada.
* Rosa: tem casca amarelo-rosada, é um pouco menor que a haden, mas com fibras.
* Coquinho: encontrada basicamente no fianl do nao, é pequena, redonda e doce, pouco fibrosa. A cor da casca é verde-amarelada.
* Espada: a casca é esverdeada mesmo madura.Tem o formato pontudo e sua polpa é bastante fibrosa.
* Bourbon: seu sabor e suas características são semelhantes à da espada, mas a polpa não tem fibras.

Na culinária é perfeita, por exemplo, para acompanhar assados, fazer purês doces ou salgados, molhos picantes, além de ser fatiada em saladas de folhas verdes. E também pode ser apenas grelhada, ótima para servir com carnes.

Ah uma curiosidade sobre o mito de que manga com leite faz mal:

Esse mito foi criado no tempo da escravidão.
Como era uma fruta muito consumidade entre os escravos, para amedrontá-los , já que queriam evitar que tomassem o leite às escondidas, inventaram que a mistura dos dois alimentos fazia mal, podendo causar a morte, inclusive.


Comentários