CREME DE MANDIOCA DA ELENITA



3 mandiocas médias cozidas bem molinhas.
250 g de apresentado (mais saboroso que presunto)
250 gramas de queijo mussarela ralado
150 g de linguiça calabresa defumada
Leite quente
1 colher de sopa bem cheia de margarina
Farinha de trigo peneirada
3 ovos
1 colher de sopa não muito cheia de fermento em pó tipo Royal
Sal
Queijo parmesão ralado
Recheio:
Pique bem o apresuntado e a linguiça calabresa e misture-os ao queijo mussarela ralado. Se gostar, pode colocar algumas azeitonas picadas. Reserve.

. Creme
As mandiocas devem ser cozidas com um pouco de sal até ficarem quase desmanchando. Escorra-as, coloque-as ainda quentes na tijela da batedeira, coloque a margarina, um pouco de leite quente e comece a bater devagar. Vá colocando o leite quente até ficar um creme bem mole. Coloque as 3 gemas e bata mais um pouco. Coloque a farinha de trigo até ficar um creme firme, mas que escorra da colher. Se ficar muito firme, coloque um pouco mais de leite e bata. Se ficar muito líquido, coloque um pouco mais de farinha ou amido de milho, deixa o creme bem fofinho. Coloque o fermento em pó e apenas misture para que o fermento não reaja antes da hora. Bata as 3 claras em neve e apenas incorpore-as ao creme para que este não perca a leveza. Coloque uma fina camada desse creme em uma assadeira untada e enfarinhada, espalhe um pouco do recheio. Coloque mais creme, mais uma camada de recheio até que a última camada seja de creme. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a 180º por mais ou menos 40 minutos ou até dourar. Sirva ainda quente para curtir o queijo fazendo fio...

Obs da Elenita.: Bata a mandioca ainda quente para não endurecer. O leite precisar ser quente, quase fervente mesmo, porque se estiver frio a mandioca endurece e não serve para o creme.
Se você gosta de bastante queijo, misture um pouco de mussarela ralado ao creme.
Eu faço tudo no ‘olhômetro’, não tenho medidas, por isso não coloquei quanto de farinha de trigo nem de leite. O resto eu calculei mais ou menos. Rs.
Ah... E coma uma boa porção por mim... rs. Adoro esse creme que eu mesma inventei.

Comentários

Lisa de Barros disse…
Até que enfim voltou a postar, estava até pensando que tinha deixado o blog... gostei das receitas! Obrigada por repartir!!!
Lisa
http://artesflordelisa.blogspot.com